• Minha História
    Nessa História

Fabrício Edmundo de Almeida

Coordenador de Obras • RJ • 5 ANOS

Em abril de 2013 ingressei na Espiral Engenharia como Auxiliar Administrativo e com uma missão nobre de centralizar as demandas administrativas de todos os contratos e distribuí-las para os setores da Matriz de forma organizada, visto que não havia Gestor de Contratos de Serviços no RJ e os Supervisores administravam seus contratos individualmente.

Após 04 meses na Empresa, aconteceu minha primeira mudança de função, para Auxiliar Técnico, por iniciativa minha, mas aprovado pela Diretoria Operacional, pois estava cursando o 7º Período de Engenharia Civil e precisava eliminar meu estágio supervisionado com o contrato de trabalho.

Com 06 meses, dando todo suporte necessário aos Contratos de Serviços e em processo de formação do meu perfil de Gestor pela Diretoria da Espiral, percebi que minha missão era muito maior, pois já atuava com muitas responsabilidades cobradas pela Diretoria e também já era reconhecido como uma Liderança das minhas equipes.

Completado meu primeiro aniversário de contrato na Empresa, em abril de 2014, fui comunicado pelo RH que minha função precisaria mudar novamente conforme alinhamento com a Diretoria, para Coordenado de Obras. Neste mesmo ano, no segundo semestre, concluiria a graduação em Engenharia Civil, e a partir da formação, conforme prometido pela Diretoria, passaria a atuar efetiva e financeiramente como Gestor de Contratos do RJ, inclusive com responsabilidade técnica sobre os mesmos. O que sou hoje!

Tentei resumir as principais etapas de minha evolução profissional dentro da corporação, mas essa história foi marcada de fato pelo meu encontro com a Espiral.

Em Janeiro de 2013 descobri que meu contrato com o Exército Brasileiro não seria renovado, graduado a 3º Sargento temporário, teria que dar baixa antecipadamente ao meu planejamento, visto que pretendia sair no ano seguinte. Então saí do Quartel em 28 de fevereiro de 2013 e 05 dias depois estava iniciando um estágio remunerado que havia conseguido.

E numa segunda-feira, que para ser mais preciso dato em 25 de março de 2013, havia ganhado uma carona de carro de um Amigo para ir ao estágio e minha rotina havia sido modificada sem eu perceber, e foi ali, durante um intenso trânsito, olhei para o lado e percebi um carro branco com adesivo que dizia: ESPIRAL ENGENHARIA. Percebi também que ainda não havia enviado meu currículo para esta Empresa e que se era de Engenharia, tinha tudo a ver comigo.

Neste dia cheguei bem mais cedo no estágio e logo fui para o computador buscar mais informações e o endereço eletrônico para enviar um currículo solicitando uma oportunidade. Dois dias depois recebi uma ligação, era D. Maria Isabel representante da Espiral Engenharia no RJ me convidando para uma entrevista no dia seguinte, prontamente confirmada.

Realizada a entrevista, e com a expectativa altíssima por saber que se tratava de uma ótima oportunidade de desenvolvimento profissional, aguardei retorno ansiosamente, o que aconteceu na quinta-feira da semana seguinte, dia 04 de março de 2013, onde fui convidado a comparecer no escritório para combinar a efetivação e iniciar as atividades já no dia 08 de abril.

Depois de tudo isso, ficou claro que os acontecimentos desordenados e independentes tinham um propósito, e somente Deus poderia promover isso, pois se eu não estivesse saído antecipadamente do Exército, não iniciaria o estágio naquele período, e muito menos precisaria da carona do meu Amigo no dia 25 de março de 2013, consequentemente não estaria no local, data e horário marcados para o encontro mais importante da minha vida Profissional.

Roberta Marques

Analista de SGI • ES • 5 ANOS

A minha história na Espiral começou em 2012 de uma forma que acho engraçada até hoje, eu estava desempregada há um tempo buscado um emprego na minha área de formação, até então técnica em meio ambiente e cursava faculdade de química. Há 8 meses eu havia tomado a decisão que só trabalharia na minha área, nada apareceu, então, eu decidi que voltaria para o mercado de trabalho mesmo em outra área. Distribui currículos e na semana em que eu distribuí orei a Deus pedindo um emprego em uma empresa que me desse oportunidade de crescer profissionalmente e disse que queria a resposta ainda naquela semana, então na quinta feira da mesma semana, minha irmã me ligou dizendo que uma pessoa chamada Luciana da loja City Shoes havia me ligado para uma entrevista e me passou o número. De fato eu havia deixado currículo nessa loja, embora não fosse na área desejada, precisa trabalhar então retornei a ligação. Porém ao ligar, quem atendeu foi a recepcionista da Espiral Engenharia, achei estranho na hora, e pensei: - nossa minha irmã falou City Shoes, nada haver...e disse que Luciana havia me ligado para uma entrevista, a recepcionista achou estranho na hora, porque a Luciana que trabalhava na Espiral ficava na Vale, então ela transferiu a ligação para Cynthia, coordenadora do SGI da época, a mesma perguntou o que eu fazia e eu disse que era técnica em meio ambiente e estava cursando faculdade de química. Ela naquele momento, me disse que Luciana pouco provavelmente havia me ligado, mas que ela estava precisando de uma técnica em Meio ambiente.

No final das contas percebi que minha irmã anotou o número errado o que me direcional para a Espiral e o fato de ter uma Luciana na empresa me deu a oportunidade de conversar com a Cynthia, pois se não tivesse alguém com esse nome, possivelmente recepcionista me falaria que liguei enganada... Enfim, Deus ouviu minhas orações, usou minha irmã... brinco com ela que Deus usou até uma mula e já que ela anotou o número errado rsrs...e me colocou numa empresa que me proporcionou e me proporciona muito aprendizado, crescimento, amadurecimento profissional. Sou verdadeiramente muito grata a Deus, aos donos dessa empresa e aos meus gestores que me deram a oportunidade de evoluir profissionalmente e como pessoa. Sou grata pelo investimento, credibilidade e possibilidades de aprender e contribuir profissionalmente. Que venham muitos e muitos anos de Espiral, uma empresa que considero minha família, quem venham anos de muitas conquistas, realizações, crescimento e consolidação de um trabalho sério e honesto feitos pela família Espiral.

Anderson Berth

GERENTE DE CONSTRUÇÃO CIVIL • ES • 14 ANOS

No final do ano de 2004 ao procurar um estágio para aplicar conhecimentos adquiridos no curso de engenharia que fazia na época, vi um banner no mural da faculdade em nome de uma empresa chamada Espiral Andaimes e dizia que atuava em áreas de estrutura, era algo que eu gostava e logo me animei em fazer contato.

Bem... Após algumas semanas passei pelo processo seletivo e o gerente à época me ligou dizendo que o dono da empresa queria me conhecer.

Prontamente voltei a Espiral e ao entrar em sua sala o Sr. Antônio me recebeu e disse em poucas palavras duas frases que jamais esqueci: “Queria te conhecer pra saber quem está entrando em minha casa” e “contratei a pouco um engenheiro e estou vendo que isto dá certo, em breve precisarei de outro é com você?”

Ficou claro pra mim neste contato inicial que seria uma ótima oportunidade em um empresa com foco no crescimento.

Ao longo de todos estes anos, o que percebo sempre são fatos que marcam o narrado acima.

A empresa tem sempre a visão de crescimento e oportunidade ao profissional dedicado e devemos trata-la sempre como se fosse nossa casa.

Adriano Reis

COORDENADOR DE PROJETOS • ES • 10 ANOS

Em 14 de abril de 1980 nasce um filho de lavradores, bem rígidos na criação dos filhos, porém, meu pai fumava e bebia muito e eu sempre o acompanhava nas idas para os botecos, mas para contrariar o velho ditado que diz, filho de peixe peixinho é, não bebo nem fumo, nada contra quem faz, mas não tive experiências muito boas em casa devido à bebida, minha mãe sofreu muito e vendo tudo isso não quis isso para minha família, perdi meu pai muito cedo e minha mãe fez os dois papeis, trabalhando muito na roça ela nos deu o que pode e agradeço muito pelo que ela fez. Trabalhando como lavrador, sempre estudei em escola pública, andando de caminhão de carregar boi, Jeep, a pé, de bicicleta, com sol, chuva, poeira, barro era 7 km de muita dedicação, um belo dia resolvi vim pra cidade grande para tentar a sorte e dar uma condição melhor para minha mãe, não que ela tinha uma situação tão ruim, já tivemos é claro, aquele arroz de terceira então já comemos bastante kkk, para resumir um pouco, em 2008 entrei na Espiral Engenharia, 2009 ingressei na faculdade, aí comecei mais uma longa jornada, aquele lavrador que enfrentou de tudo para concluir o ensino médio se torna Engenheiro Civil, com muito incentivo da minha família, da Espiral Engenharia e amigos que direto e indiretamente contribuiu para realização da conquista, hoje sou mais um, que, entre outros, representa tecnicamente uma das empresas que mais cresce no ramo de engenharia de acesso no Brasil, pena que minha mãe não pode comtemplar essa conquista, em 2003 ela se foi e não deu tempo para eu dar um dos presentes que ela tanto queria, uma geladeira, é uma geladeira, mas como na época as condições não ajudava não foi possível, as vezes preocupamos com grandes coisas, na verdade precisamos de muito pouco para sermos felizes.

Obrigado Espiral, por acreditar em um lavrador, que, no dia 05 de agosto 2018 completará 10 anos de muita satisfação, dedicação, empenho e amor no que faz!